domingo, 27 de novembro de 2011

SOLDADOS DO IMPÉRIO E DIALECTICA BELLI DUAS NOVAS COLECÇÕES

É com todo o gosto que apresentamos publicamente duas novas colecções no panorama editorial português. A colecção Soldados do Império e a Dialectica Belli. São duas colecções, que irão incluir livros, de grande qualidade gráfica e técnica sobre o passado militar de Portugal.



A colecção Soldados do Império tem como baliza cronológica do século XVI ao Século XX, mais concretamente 1974, data que marcou o fim do conceito estratégico que vigorou durante 500 anos. As armas, os homens, os uniformes, o dispositivo militar, as unidades de combate, num livro que inclui imagens de elevada qualidade, são o ponto focal desta colecção.


O primeiro volume O Brasil Colonial - Tropas e Uniformes 1500-1822, está a ser impresso e é da autoria de um eminente especialista em história militar, de origem canadiana, que nutre uma profunda paixão, por Portugal e pela história portuguesa: René Chartrand.


Escrito de forma acessível, e com imagens de alta qualidade, este livro constitui um documento imprescindível para o conhecimento de um período admirável da história nacional.


Este livro tem o apoio da Comissão Portuguesa de História Militar.









A colecção Dialectica Belli tem como baliza cronológica da fundação da nacionalidade aos nossos dias e irá incluir livros de cariz multidisciplinar, desde a História, a Estratégia, as Relações Internacionais, a Táctica só para citar alguns.


O primeiro livro A Restauração Portuguesa de 1640 - Diplomacia e Guerra na Europa do Século XVII, está a ser impresso e é da autoria de Abílio Pires Lousada.


O autor é Tenente-Coronel do Exército Português e professor no IESM. Tem vasta obra publicada e uma experiência académica (Pós-graduado em Relações Internacionais e Mestre em Estratégia) e profissional (funções de comando e de instrução) que o distinguem como especialista nas questões da Defesa e Segurança.
O livro que agora apresentamos é talvez dos livros mais completos em língua portuguesa sobre tão importante período da história nacional. A Guerra da Restauração de 1640 vista sob diversos ângulos de análise - da história à estratégia, da diplomacia à táctica.





Este livro é uma edição conjunta entre a Fronteira do Caos Editores e o Instituto de Estudos Superiores Militares.