terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

AS BATALHAS DA BÍBLIA UMA HISTÓRIA MILITAR DO ANTIGO ISRAEL



As Batalhas da Bíblia é um livro de referência que está traduzido para todas as línguas vivas da actualidade; do chinês ao letão, do hungaro ao russo. Faltava a sua publicação em língua portuguesa, uma das mais importantes de todo o mundo. Neste contexto, tornava-se quase uma obrigação editorial, a sua publicação na língua de Camões. Cumprimos este desígnio disponibilizando ao leitor de língua portuguesa este livro, que constitui sem margem para dúvidas, um instrumento fundamental para a compreensão do milenar conflito que subsiste na Terra Santa e das origens da nossa civilização.
Deixamos o leitor com um excerto do livro.
"As guerras da Bíblia têm início com o exôdo de Abraão e do seu clã da cidade mesopotâmica de Haran devido à sua crença num Deus único, criador e senhor do universo. Ao deixar Haran, Abraão parece ter-se juntado ao grande movimento de grupos étnicos que abalou o Mediterrãneo Oriental no século XVIII a.C. As convulsões populacionais na Ásia Menor e nas regiões a norte da Mesopotâmia geraram grandes migrações que, juntamente com outros desenvolvimentos, fundiram grupos étnicos heterogéneos - entre os quais os Semitas, os Hurritas e os Indo-Iranianos - na chamada nação dos Hicsos. Foram os hicsos que conquistaram o Egipto... utilizando pela primeira vez e em grande número , uma nova arma: o carro de guerra...
As convulsões provocadas pelos Hicsos deram origem a perturbações e actividades beligerantes, reflectidos no relato da vida de Abraão em Genesis 12-25. Os feitos militares de Abraão, e os de Isaac e Jacob, enquadram-se em duas categorias. A primeira é a defesa das pastagens - dos direitos de pastagem do seu clã - ao chegarem a Canaã, a terra que Deus lhes prometera... A segunda categoria é a participação em guerras importantes. Este envolvimento decorreu provavelmente dos compromissos de Abraão com as autoridades hicsas e os seus vassalos cananeus, os reizetes que governavam os territórios onde Abraão se estabelecera. Carecemos de informações exactas, mas uma guerra importante na qual Abraão participou, a dos quatro reis da Mesopotâmia(?) contra os cinco reis do Mar Morto, põe em relevo a continuidade das condições estratégicas e dos factores geomilitares da Palestina desde os primórdios".




Sem comentários:

Enviar um comentário